Linhas de Pesquisa

Tecnologia Submarina

Na exploração em águas profundas a robótica é aplicada para operações de inspeção e, com certas restrições, na realização de tarefas que requerem precisão de posicionamento e aplicação força. Esta linha de pesquisa visa estudar o comportamento dinâmico e o sistema de controle de robôs subaquáticos (ROVs e AUVs), desenvolvendo tecnologias que permitam sua utilização de forma mais eficiente e em tarefas mais complexas.

Embarcações de Alta Velocidade

Considerando a dificuldade de se realizar ensaios com modelo em escala reduzida, ou ainda, ensaios em escala real, a presente linha de pesquisa se propõe a analisar o desempenho hidrodinâmico e estrutural de projetos de embarcações de alta velocidade utilizando técnicas de simulação computacional, usadas nos mais conceituados centros de pesquisa no mundo.

Projeto Holístico de Estruturas Navais (PHEN)

Os temas de pesquisa e desenvolvimento tratados pelo grupo estão relacionados com o projeto estrutural e a otimização do projeto conceitual de sistemas navais e oceânicos. A abordagem fundamental consiste em tratar o problema de projeto de engenharia como um problema de otimização, desenvolvendo metodologias, técnicas e modelos para se conseguir identificar e representar a solução, ou as soluções ótimas, para problemas de projeto integrado de embarcações, plataformas e outros sistemas oceânicos.